Escreva! - desafios de escrita criativa
Autor Mensagem
<  Jornal  ~  Muito importante: como votar?
Elo
MensagemColocada: 01-03-2005 17:51  Responder com Citação
Administrador

Registo: 24 Jan 2005
Local/Origem: Setúbal

O que se segue é de extrema importância e deve ser lido por todos os que pretendem votar nos desafios publicados. Por favor baseie-se nesta escala para que os votos possam ser o mais uniformes e justos possível.

Como votar?

Um texto tem muitos erros ou está primorosamente escrito?
Um texto não cumpre os limites e as regras impostos ou responde perfeitamente ao desafio?
A ideia é um cliché conhecido ou é completamente inovadora e original?
Não sabe o que votar? Com certeza irá fazer a sua interpretação da nossa escala de 1 a 10, mas para que a votação possa ser o mais justa possível, gostaríamos que se baseasse no mesmo que todos os outros se baseiam:

Vote:

1 - ... se o texto tem muitos erros, não respeita nenhuma regra e está completamente desajustado do tema (provavelmente ao votar 1 deverá também contactar um moderador para apagar este texto de qualidade verdadeiramente má). Esta é provavelmente uma das piores coisas que já viu no site.

2 - ... se o texto está mau, com erros e um pouco desajustado do tema, embora mereça mais do que 1 já que mostra algum esforço. Este texto não respeita as regras.

3 - ... se o texto mostra algum esforço na sua concepção, no entanto por falha do autor, poderia ser bastante melhorado. Não corresponde exactamente aos limites e às regras.

4 - ... se o texto precisava apenas de mais 15 minutos de trabalho para ficar bom.

5 - ... se o texto é relativamente bom. Este texto encontra-se na média: não é muito bom, nem muito mau.

6 - ... se o texto tem uma boa escrita e uma boa ideia. É um texto bom, melhor do que a média, mas poderia ser ainda melhor.

7 - ... se o texto tem uma boa escrita e uma excelente execução. É um texto muito bom, muito acima da média.

8 - ... se o texto é excelente no seu conjunto e tem algo que o afasta da classificação 'bom'. É mais que bom. É excelente!

9 - ... se o texto é quase perfeito. A ideia e execução são fantásticas e tem aquela 'coisa' especial que o faz sobressair.

10 - ... se o texto o faz dizer 'Uau! Isto é o melhor que já vi no Escreva.com!!!' É brilhante!

Uma boa ideia será provavelmente a de imprimir esta escala e tê-la sempre à mão quando for votar Wink

kewas
MensagemColocada: 15-03-2005 2:31  Responder com Citação
Lápis

Registo: 15 Mar 2005

sou nova aqui, desde já mando um "boa noite" para todos =)

Gostava de saber como posso participar neste vosso tema, olhei, achei engraçado, escrevi o meu retracto em simples versos, gostava de participar... expliquem-me... elucidem-me dos passos..

Desde já agradeço,

*Mafalda Chambel

kewas
MensagemColocada: 15-03-2005 2:38  Responder com Citação
Lápis

Registo: 15 Mar 2005

-.- tosca... já esta, ja participei

MarlonBrandy
MensagemColocada: 09-05-2006 17:18  Responder com Citação
Enciclopédia

Registo: 14 Dec 2005

Confesso que tenho alguma dificuldade em mediar entre algumas das classificações acima descritas.

Noto que há um grande esforço por uniformizar os critérios de votação, que uma atitude louvável, mas deixem-me só colocar duas situações distintas:

1 - Tenho encontrado alguns textos bons que fogem ao temas em (quase) tudo o que dizem... o meu critério tem sido passá-los a nota 4... mas pelo que leio aqui, devia atribuír-lhes um 1.
às vezes considero o 4 uma injustiça justificável (!?), mas baixar ainda mais a nota?

2 - A partir do 8 para cima, e segundo as supra-citadas explicações, é-me difícil estabelecer os limites entre cada nota. O que faço é então abstrair-me desse regulamento e pensar por mim... ou seja, voto unica e excusivamente com base no meu gosto (ou na falta dele Laughing )

E "prontos"... queria só mencionar isto...

Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
MarlonBrandy
MensagemColocada: 09-05-2006 17:18  Responder com Citação
Enciclopédia

Registo: 14 Dec 2005

MarlonBrandy escreveu:
Confesso que tenho alguma dificuldade em mediar entre algumas das classificações acima descritas.

Noto que há um grande esforço por uniformizar os critérios de votação, que uma atitude louvável, mas deixem-me só colocar duas situações distintas:

1 - Tenho encontrado alguns textos bons que fogem ao temas em (quase) tudo o que dizem... o meu critério tem sido passá-los a nota 4... mas pelo que leio aqui, devia atribuír-lhes um 1.
às vezes considero o 4 uma injustiça justificável (!?), mas baixar ainda mais a nota?

2 - A partir do 8 para cima, e segundo as supra-citadas explicações, é-me difícil estabelecer os limites entre cada nota. O que faço é então abstrair-me desse regulamento e pensar por mim... ou seja, voto única e excusivamente com base no meu gosto (ou na falta dele Laughing )

E "prontos"... queria só mencionar isto...

Voltar acima
Elo
MensagemColocada: 09-05-2006 20:41  Responder com Citação
Administrador

Registo: 24 Jan 2005
Local/Origem: Setúbal

MarlonBrandy escreveu:

Mas é essa mesma a intenção. Se foge completamente ao tema deve ser dada uma pontuação baixa e depois, no fórum deve ser explicado porquê.

Mayf
MensagemColocada: 11-12-2006 11:16  Responder com Citação
Caneta

Registo: 09 Dec 2006

Uma pergunta... se nos enganar-mos há maneira de voltar atrás com a classificação dada?

Eu explico... é que eu ainda não estou muito habituada aos cantos da casa... e enganei-me e não queria votar mas apenas ler... e cliquei sem querer numa votação... Confused depois senti-me envergonhada, pois nem tinha sido 1 votação justa... Embarassed

Será que não devia ser perguntado, antes de ser aceite o voto, se temos mesmo intenção de votar?

Razz Espero não me voltar a enganar... mas nunca se sabe...
Voltar acima
jcraveiro
MensagemColocada: 12-12-2006 0:54  Responder com Citação
Administrador

Registo: 15 Jan 2005

Basta voltares a votar no mesmo texto, com a classificação que aches justa, e o voto é substituido. Smile

Mayf
MensagemColocada: 12-12-2006 12:38  Responder com Citação
Caneta

Registo: 09 Dec 2006

Haaaaaaaaaa.........................................

Mais uma vez obrigada pela resposta... Wink

Vou ver se ainda vou a tempo.... Se bem que não sei se a minha fraca memória me vai ajudar... Rolling Eyes

No entanto... caso não seja capaz...acho que ninguém me vai atirar com um lápis entre os olhos caso perca por minha causa.... Confused
Voltar acima
Madrita
MensagemColocada: 22-08-2007 15:58  Responder com Citação
Livro

Registo: 05 Jul 2007
Local/Origem: Lisboa

Só agora li o texto da Elo "Como votar", e verifikei k, (voto sempre, participe ou não), eu inflacionei mt as "notas"... desculpem!!!

É k tinha p/ mim k, até 5, era "negativo"... sei lá porquê... enfim!

Por isso, e d acordo c/ a tabela, já corrigi os meus votos, p/ k tds estejamos em iguais condições.

Desculpem mais uma vez esta mnh ignorância!!! Embarassed

Boa sorte p/ tds!!! Bons escritos!!!

*"Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele e depois... ganha-te em experiência"

www.madrita.blogspot.com
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
Rita Mineiro
MensagemColocada: 08-01-2009 4:50  Responder com Citação
Lápis

Registo: 07 Jan 2009

Isto de ser nova tem as suas desvantagens!Sad Não sabia que havia tantos critérios de votação... Que medo!Sad E agora já participei num...tarde demais! Não vou tirar, não por teimosia, mas porque se está escrito, escrito está! É estúpida a pergunta, mas posso votar num concurso que tenha participado? Não voto em mim mesma óbvio! Mas posso? E depois a classificação vai aparecendo junto ao texto?! Ainda bem que sou desconhecida!lol Agradecia que depois me respondessem à pergunta, apesar de ser estúpida...

Cumprimentos, caros colegas de escrita!

Beky
MensagemColocada: 08-01-2009 10:28  Responder com Citação
Computador

Registo: 10 Aug 2008
Local/Origem: Porto

sim, podes votar em qualquer texto, mesmo que tenhas participado. E mesmo que quisesses, não dá para votar em ti xD

podes ir vendo as tuas classificações junto ao texto, se carregares em participações, na parte de cima... A classificação dos outros só ves no fim da votação, durante esse tempo ves só o teu voto, que pode ser mudado a qualquer altura :)
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Mostrar os tópicos anteriores:   
Todos os tempos são GMT + 1 Hora

Ver mensagem seguinte
Ver mensagem anterior
Página 1 de 1
Índice do Fórum Escreva!  ~  Jornal

Novo Tópico   Responder a Mensagem

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens